Dois olhares sobre masculinidades no ambiente escolar: Brasil e Espanha

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
Título do Períodico
revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
767-782
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
11
2
abr./jun.
Resumo
O ambiente escolar e particularmente o espaço da sala de aula são locais de intensa produção de modos de ser homem. O atributo da virilidade circula entre meninos e meninas, com diferentes significados. É possível observar múltiplos questionamentos sobre o conteúdo da masculinidade, cada vez mais posta no plural – masculinidades –, a dar conta dos diferentes modos de viver dos meninos. Fruto dessas percepções, nosso entendimento é o de que formar professores e professoras, em termos de gênero, é uma tarefa complexa que requer estar atento ao que ocorre ao nosso redor no dia a dia.

The school environment and particularly the classroom space are sites of intense production of ways of being a man. The attribute of virility circulates among boys and girls, with different meanings. It is possible to observe multiple questionings about the content of masculinity, increasingly placed in the plural - masculinities -, to account for the different ways of living of boys. As a result of these perceptions, our understanding is that training male and female teachers, in terms of gender, is a complex task that requires being aware of what happens around us on a daily basis.

El entorno escolar y, en particular, el espacio del aula son lugares de intensa producción de formas de ser hombre. El atributo de la virilidad circula entre chicos y chicas, con diferentes significados. Es posible observar múltiples cuestionamientos sobre el contenido de la masculinidad, cada vez más puestos en plural -masculinidades-, para dar cuenta de las diferentes formas de vivir de los chicos. Como resultado de estas percepciones, entendemos que la formación de profesores y profesoras, en términos de género, es una tarea compleja que requiere ser consciente de lo que ocurre a diario a nuestro alrededor.
Descrição
Palavras-chave
Escola, Educação, Gênero, Masculinidade, Identidade, School, Education, Gender, Masculinity, Identity, Escuela, Educación, Género, Masculinidad, Identidad
Citação
GALET, Carmen; SEFFNER, Fernando. Dois olhares sobre masculinidades no ambiente escolar: Brasil e Espanha. revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 767-782, abr/jun. 2016. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8322. Acesso em: 2022-10-13