Objetos de aprendizagem e lousas digitais interativas: uma proposta de avaliação de objetos de aprendizagem para ensino de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
350-362
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
11
n.esp. 1
maio
Resumo
As atuais condições da sala de aula tendem a torna o processo de ensino-aprendizagem unidirecional e expositivo, tendo um impacto negativo na aprendizagem, direcionando as ações para uma aprendizagem mecânica e não significativa. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentação de informações para nossos alunos, como o uso da tecnologia no processo de ensino. A Lousa Digital Interativa (LDI) está entre as tecnologias que vêm sendo implantadas nas escolas brasileiras.

The current conditions of the classroom learning tend to be a one-way process based in teacher exposition, this make a negative impact on learning make it a mechanical and not meaningful activity. One possibility to improve the quality of teaching is to innovate methodologies and varying forms of presenting information to students, such as the use of technology in the teaching process. The Interactive Whiteboard (IBW) is one of the technologies that are being implemented in Brazilian schools.

Las condiciones actuales del aula tienden a hacer que el proceso de enseñanza-aprendizaje sea unidireccional y expositivo, repercutiendo negativamente en el aprendizaje, dirigiendo las acciones hacia un aprendizaje mecánico y no significativo. Una de las posibilidades para mejorar la calidad de la enseñanza es innovar las metodologías y variar las formas de presentar la información a nuestros alumnos, como el uso de la tecnología en el proceso de enseñanza. La Pizarra Digital Interactiva (PDI) es una de las tecnologías que se han implantado en las escuelas brasileñas.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia, Objetos de aprendizagem, Lousas digitais, Avaliação de software, Indicadores, Technology, Learning objects, Digital whiteboards, Software evaluation, Indicators, Tecnología, Objetos de aprendizaje, Pizarras digitales, Evaluación de software, Indicadores
Citação
FISCARELLI, Silvio Henrique; MORGADO, Camila Lourenço; FÉLIX, Monique Alves. Objetos de aprendizagem e lousas digitais interativas: uma proposta de avaliação de objetos de aprendizagem para ensino de matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. n.esp. 1, p. 350-362, maio. 2016. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p350. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8558. Acesso em: 2022-10-13