Método de alfabetização fonovisuoarticulatório na EJA: estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2538-2557
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
11
n.esp. 4
dez.
Resumo
Esse projeto foi desenvolvido em uma classe regular da Educação de Jovens e Adultos (EJA em uma cidade do interior de São Paulo. A metodologia multissensorial fonovisuoarticulatória propõe o uso dos articulemas (bocas) para favorecer a conversão grafofonêmica, estruturada para a categoria da EJA, permitindo a autorregulação de sua aprendizagem.

This project involved the participation of students of the young and adults education (EJA) from a regular school class in an interior city of São Paulo state. This multisensory, phonic-visual-oral-articulatory methodology proposes the use of articulemes (mouths) to promote graphophonemic conversion, allowing students to deal with self-regulation of their learning.

Este proyecto fue desarrollado en una clase regular de la Educación de Jóvenes y Adultos (“EJA”) en una ciudad del interior de São Paulo. La metodología “multisensorial fonovisuoarticulatoria” propone el uso de los “articulema” (bocas) para favorecer la conversión “grafofonémica”, estructura para la categoría de EJA, permitiendo la autorregulación de su aprendizaje.
Descrição
Palavras-chave
EJA, Alfabetização fonovisuoarticulatória, Evasão escolar, Sistema de escrita alfabética, EJA (adult education class), Phonic-visual-oral-articulatory feedback, Method to literacy, Quiting school, Methodology of the alphabetic writing, EJA, Alfabetización fonovisuoarticulatoria, Evasión escolar, Sistema de escritura alfabética
Citação
JARDINI, Renata Savastano Ribeiro; BLANCO, Carina Teixeira; PAULA, Andrea Vilella de; RUIZ, Lydia Savastano Ribeiro. Método de alfabetização fonovisuoarticulatório na EJA: estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. n.esp. 4, p. 2538-2557, dez. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9208. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9208. Acesso em: 2022-10-13