A cultura participativa e as práticas de letramentos de fãs de ficção: uma investigação empírica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
1710-1726
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
11
n.esp.3
nov.
Resumo
Neste artigo apresento uma investigação empírica com abordagem de estudo exploratório com elementos da etnografia virtual sobre a cultura participativa e às práticas de letramentos digitais de fãs de ficção, para tanto, utilizei da observação participante e registro de diário de pesquisadora para a coleta de dados sobre as interações dos fãs de ficção em um grupo de rede social online e um site nacional especializado em narrativas de fãs de ficção (fanfiction).

This article presents an empirical investigation with exploratory studies approach and some elements of virtual ethnography about participatory culture and digital literacies practices fanfictions. Therefore, made use of participative observation and researcher of daily record for the collection research data about the interactions of fanfictions in an online social network group and a national website specializing in narrative of fanfictions.

En este artículo presento una investigación empírica con el enfoque de estudio exploratorio con elementos de la etnografía virtual en la cultura participativa y alfabetizaciones digitales las prácticas de los fans de ficción, siendo así, hizo uso de la observación participante y el investigador él escribió en el diario para la colección los datos de la investigación en las interacciones de los fans de ficción en un grupo de Web 2.0 social en línea y un sitio web nacional especializada en los fans de ficción (fanfiction).
Descrição
Palavras-chave
Cultura participativa, Letramentos digitais, Fanfiction, Participatory culture, Digital literacies, Fanfictio, Cultura participativa, Alfabetizaciones digitales, Fanfiction
Citação
CLEMENTE, Bianca Jussara Borges. A cultura participativa e as práticas de letramentos de fãs de ficção: uma investigação empírica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. n.esp.3, p. 1710-1726, nov. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9069. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9069. Acesso em: 2022-10-13