O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
1674-1691
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
11
n.esp. 3
nov.
Resumo
O presente artigo buscou, por um lado, descrever como os estudantes universitários do Brasil e de Portugal experienciaram situações de cyberbullying no papel de vítimas, considerando-se algumas variáveis sociodemográficas, bem como analisar se existiam diferenças significativas em função do contexto relativamente aos comportamentos de vitimização, as emoções e as estratégias utilizadas pelas vítimas do Brasil e de Portugal. Buscando atender aos objetivos da investigação, 1340 estudantes universitários (Brasil: n = 592; Portugal: n = 748) responderam ao Questionário do Cyberbullying para o Ensino Superior (QCES).

The present article searched to describe how the university students of Portugal and Brazil they experienced the role of be victims in cyberbullying considering some sociodemographic variables as well as depending on the context in relation to the conduct of victimization, the emotions and the strategies used by victims of Brazil and Portugal students. Seeking to meet the objectives of the investigation, 1340 students (Brazil: n = 592; Portugal: n = 748) responded to the Cyberbullying Inventory for College Students (CICS).

El presente artículo busco, por un lado, describir como los estudiantes universitarios de Brasil y Portugal experimentaron situaciones de cyberbullying en el papel de víctimas, considerándose algunas variables sociodemográficas, bien como analizar si existían diferencias significativas en función del contexto relativo a los comportamientos de victimización, las emociones y las estrategias utilizadas por las victimas de Brasil y Portugal. Buscando atender a los objetivos de la investigación, 1340 estudiantes universitarios (Brasil: n=592; Portugal: n=748) respondieron el cuestionario de Cyberbullying para enseñanza superior (QCES).
Descrição
Palavras-chave
Cyberbullying, Estudantes universitários, Vitimização, Emoções, Estratégias de enfrentamento, Cyberbullying, College students, Victimization, Emotions, Coping strategies, Cyberbullying, Estudiantes universitarios, Victimización, Emociones, Estrategias de enfrentamiento
Citação
SOUZA, Sidclay Bezerra de; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; FERREIRA, Paula da Costa; PAULINO, Paula; FRANCISCO, Sofia Mateus. O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. n.esp. 3, p. 1674-1691, nov. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9067. Acesso em: 2022-10-13