Inclusão no ensino superior pela lente omnilética: um foco na formação docente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
825-839
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
22
n. esp. 2
dez.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir omnileticamente a temática da formação de docentes do ensino superior para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, tendo em vista, particularmente, os 10 anos de existência da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e a situação do alunado com deficiência no ensino superior tomando por base o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

The current paper aims to carry out an omnilectical analysis about the Education of teachers towards the inclusion of disabled students in higher education. The discussion will be based especially on the Brazilian’s 2008 National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education and its possible impacts on the inclusion of disabled students in the largest State University of Brazil, the Federal University of Rio de Janeiro, and its implications for university teachers’ practices and education.

El objetivo de este artículo es discutir omnileticamente el tema de la formación de los docentes en la educación superior para promover la inclusión de las personas con discapacidad en la educación superior, especialmente en vista de los 10 años de la existencia de la política nacional de la educación especial en la perspectiva de la educación inclusiva (PNEEPEI) y la situación del estudiante con discapacidades en la educación superior.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão em educação, Perspectiva omnilética, Ensino superior, Formação docente, Inclusion in education, Omnilectical perspective, Higher education, Teacher education, Inclusión en la educación, Perspectiva omnilectica, Enseñanza superior, Formación de maestros
Citação
SANTOS, Mônica Pereira dos; LIMA, Carolina Barreiros de; ALMEIDA, Maicon Salvino Nunes de. Inclusão no ensino superior pela lente omnilética: um foco na formação docente. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. n. esp. 2, p. 825-839, dez. 2018. https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11915. Acesso em: 2022-10-13