A percepção de estudantes sobre a convivência na escola: um estudo sobre contribuições dos sistemas de apoio entre iguais (SAIS) em instituições escolares brasileiras e espanholas

Resumo
A presente investigação busca verificar a percepção dos estudantes em relação à qualidade da convivência em escolas com e sem a implantação de um tipo de SAI chamado “Equipes de Ajuda”, um modelo espanhol adaptado às escolas brasileiras. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo utilizando-se de um questionário entre estudantes do Brasil da Espanha.

The present research seeks to verify students' perceptions regarding the quality of coexistence in schools with and without the implementation of a type of SAI called "Help Teams"(HT), a Spanish model adapted to the Brazilian schools. For that, a field research was carried out, with an exploratory and descriptive character, using a questionnaire between students from Brazil and Spain.

La investigación busca verificar la percepción de los estudiantes respecto a la calidad de la convivencia en escuelas con y sin la implantación de un tipo de SAI llamado “Equipos de Ayuda”, un modelo español adaptado a las escuelas brasileñas. Para ello se realizó una investigación de campo, de carácter exploratorio y descriptivo utilizando un cuestionario entre estudiantes de Brasil y España.
Descrição
Palavras-chave
Convivência, Sistemas de apoio entre pares (SAIs), Bullying, Coexistence, Support systems between equals (SAIs), Bullying, Convivencia, Sistema de apoyo entre iguales (SAIs), Bullying
Citação
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; MARTÍNEZ AVILÉS, José Maria; SOUZA, Raul Alves de; DUARTE, Lídia Morcelli; NADAI, Sandra Trambaiolli de. A percepção de estudantes sobre a convivência na escola: um estudo sobre contribuições dos sistemas de apoio entre iguais (SAIS) em instituições escolares brasileiras e espanholas. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1498-1523, set/dez. 2020. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14096. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14096. Acesso em: 2022-10-13