Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
816-840
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
24
n. esp. 1
ago.
Resumo
O presente artigo aborda a relação entre diferentes visões de finalidades educativas escolares acerca da escola socialmente justa e o lugar que o atendimento à diversidade sociocultural ocupa nessas finalidades.

This article discusses the relationship between different views of school educational aims in a socially-just school and the place that occupies in them the care of sociocultural diversity, aiming to bring to the discussion the implications of this care in the pedagogical-didactic plan in the school and classes.

Este artículo aborda la relación entre diferentes visiones de las finalidades educativas escolares sobre la escuela socialmente justa y el lugar que la atención a la diversidad sociocultural ocupa en estas finalidades. El objetivo es traer a la discusión las implicaciones de esta atención en el plan pedagógico-didáctico en la escuela y en las aulas.
Descrição
Palavras-chave
Finalidades educativas escolares, Escola justa, Diversidade sociocultural, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino para o desenvolvimento humano, Educational aims, Just school, Sociocultural diversity, Teaching-learning process, Developmental teaching, Fines educativos escolares, Feria de la escuela, Diversidad sociocultural, Proceso de enseñanza-aprendizaje, Enseñanza para el desarrollo humano
Citação
LIBÂNEO, José Carlos; SILVA, Eliane. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. n. esp. 1, p. 816-840, ago. 2020. https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13783. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13783. Acesso em: 2022-10-13