Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
593-613
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
24
2
maio/ago.
Resumo
A pesquisa resulta da investigação realizada no estágio pós-doutoral na UERJ, no ano de 2020. A questão foi: Como os docentes com deficiência vem (re)construindo suas identidades no ensino superior? Objetivos: Compreender como os docentes com deficiência vem produzindo sua identidade profissional no ensino superior; Analisar se os programas de formação inicial e permanente tem contribuído para que os docentes com deficiência possam produzir suas identidades; Avaliar as razões políticas, pelas quais, os docentes com deficiência encontram dificuldades para produzir suas identidades na universidade.

The research results from the investigation carried out in the post-doctoral internship at UERJ, in 2020. The question was: How professors with disabilities been (re)building their identities in higher education? Goals: Comprehend how professors with disabilities have been producing their professional identity in higher education; To analyze whether initial and permanent formation programs have been contributing to professors with disabilities being able to produce their identities; Assess the political reasons why professors with disabilities find it difficult to produce their identities at the university.

La investigación resulta de la investigación realizada en la práctica post-doctoral en la UERJ, en el año 2020. La cuestión planteada fue: ¿Cómo los docentes con discapacidad han construyendo sus identidades en la enseñanza superior? Objetivos: Comprender cómo los docentes con discapacidad han producido su identidad profesional en la enseñanza superior; Analizar si los programas de formación inicial y permanente han contribuido para que los docentes con discapacidad puedan producir sus identidades; Evaluar las razones políticas, por las que los docentes con discapacidad encuentran dificultades para producir sus identidades en la universidad.
Descrição
Palavras-chave
Produção da identidade, Docentes com deficiência, Ensino superior, Identity production, Professors with disabilities, Higher education, Producción de la identidad, Docentes con discapacidad, Enseñanza superior
Citação
COSTA, Vanderlei Balbino da; GARCIA, Alexandra. Processos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 593-613, maio/ago. 2020. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13741. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13741. Acesso em: 2022-10-13