A gestão dos programas mais educação e escola a tempo inteiro: uma análise de políticas para educação em tempo integral

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
223-243
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
22
n.esp.1
mar.
Resumo
O presente estudo busca promover uma análise de dois programas governamentais para a educação em tempo integral no Brasil (Programa Mais educação) e Portugal (Programa Escola a Tempo Inteiro), com foco na gestão de ambos, tanto em âmbito de sistema como escolar, observando a abrangência e organização dos mesmos, os objetivos declarados, os atores mobilizados e as fontes de recursos. O Programa Mais Educação (PME) foi destinado às escolas de baixo Ideb e/ou situadas em regiões de vulnerabilidade social e promoveu a seleção dos educandos segundo critérios definidos em seus documentos oficiais.

The present study aims to promote an analysis of two government programs for full-time education in Brazil (Programa Mais Educação) and Portugal (Programa Escola a Tempo Inteiro), focusing on their management, both in the system and in the school setting, observing their scope and organization, stated objectives, actors mobilized and sources of resources.

El presente estudio tiene el objetivo de promover un análisis de dos programas gubernamentales para la educación en tiempo integral en Brasil (Programa Mais Educação) y en Portugal (Programa Escola a Tempo Inteiro), con enfoque en la gestión de ambos, tanto en el ámbito de sistema como en el escolar, observando su alcance y organización, los objetivos declarados, los actores movilizados y las fuentes de recursos.
Descrição
Palavras-chave
Escola a tempo inteiro, Educação integral, Gestão educacional, Full-time School, Integral education, Educational management, Escuela a tiempo completo, Educación integral, Gestión educacional
Citação
SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira; ADRIÃO, Theresa. A gestão dos programas mais educação e escola a tempo inteiro: uma análise de políticas para educação em tempo integral. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. n.esp.1, p. 223-243, mar. 2018. https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10792. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10792. Acesso em: 2022-10-13