Impactos sociais dos novos fluxos migratórios e políticas linguísticas no Brasil: o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc)

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
638-655
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
23
3
set./dez.
Resumo
Neste trabalho, consideramos o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no Brasil como uma maneira de produzir agenciamento em prol da conquista de direitos aos imigrantes deslocados forçados.

In this paper, we consider the teaching of Portuguese as a Welcoming Language in Brazil – which is represented by the initial “PLAc” - as a way of producing agency for the conquest of rights to forced immigrants.

En este trabajo, consideramos la enseñanza de Portugués como Lengua de Acogimiento (PLAc) en Brasil como un modo de producir agencia en favor de la conquista de derechos iguales a los inmigrantes dislocados forzados.
Descrição
Palavras-chave
Português como língua de acolhimento, Deslocados forçados, Políticas linguísticas, Políticas sociais, Portuguese as a welcoming language, Forced immigrants, Language policies, Social policies, Portugués como lengua de acogimiento, Dislocados forzados, Políticas lingüísticas, Políticas sociales
Citação
BULEGON, Mariana; SOARES, Laura Fontana. Impactos sociais dos novos fluxos migratórios e políticas linguísticas no Brasil: o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc). Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 3, p. 638-655, set/dez. 2019. https://doi.org/10.22633/rpge.v23i3.12685. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12685. Acesso em: 2022-10-13