Reconhecimento do notório saber e a inclusão excludente do professor na educação básica: qual o lugar da universidade na formação?
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Autores
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
1239-1259
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
21
n. esp.2
nov.
21
n. esp.2
nov.
Resumo
O artigo resulta da investigação sobre o “reconhecimento do notório saber” como requisito para o exercício da docência na educação básica, previsto na Lei Nº 13.415/2017. A hipótese é que tal iniciativa é decorrência das políticas de formação docente implementadas a partir da Lei 9.394/1996, que abriu possibilidades para a formação em espaços outros que não a educação superior, como lócus privilegiado da formação.
The article results from the research on the "certification of notorious knowledge" as a requirement for teaching in basic education, provided for in Law nº 13.415/2017. The hypothesis is that this initiative results of the training policies for the teacher's work implemented as of Law nº 9.394/1996, which opened possibilities for teacher’s training in spaces other than higher education, as a privileged locus of teacher’s training.
El trabajo resulta de la investigación sobre el reconocimiento del "notorio saber" como requisito para el ejercicio de la docencia en la educación básica, previsto en la Ley Nº 13.415/2017. La hipótesis es que tal iniciativa es consecuencia de las políticas de formación docente implementadas a partir de la Ley 9.394/1996, la cual abre posibilidades para la formación en espacios distintos a la educación superior como locus privilegiado de la formación.
The article results from the research on the "certification of notorious knowledge" as a requirement for teaching in basic education, provided for in Law nº 13.415/2017. The hypothesis is that this initiative results of the training policies for the teacher's work implemented as of Law nº 9.394/1996, which opened possibilities for teacher’s training in spaces other than higher education, as a privileged locus of teacher’s training.
El trabajo resulta de la investigación sobre el reconocimiento del "notorio saber" como requisito para el ejercicio de la docencia en la educación básica, previsto en la Ley Nº 13.415/2017. La hipótesis es que tal iniciativa es consecuencia de las políticas de formación docente implementadas a partir de la Ley 9.394/1996, la cual abre posibilidades para la formación en espacios distintos a la educación superior como locus privilegiado de la formación.
Descrição
Palavras-chave
Formação docente, Notório saber, Educação superior, Certificação de competências, Teacher training, Notorious knowledge, Higher education, Certification of competencies, Formación docente, Notorio saber, Educación universitaria, Certificación de competencias
Citação
MACEDO, Jussara Marques de. Reconhecimento do notório saber e a inclusão excludente do professor na educação básica: qual o lugar da universidade na formação?. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. n. esp.2, p. 1239-1259, nov. 2017. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10841. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10841. Acesso em: 2022-10-04