Exclusão-exclusão: múltiplos olhares, diferentes significados

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
1063-1075
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
21
n. esp.2
nov.
Resumo
A noção de inclusão ganhou o mundo, no século XX e XXI. E chegou às escolas com a pretenção de incluir “todos” no espaço educacional. O lema proclamado pelo discurso inclusivo versa sobre a aceitação das minorias, a exaltação, a diversidade e à educar para a diferença. O presente estudo aprofunda o debate acerca dos múltiplos olhares e diferentes significados que cercam o binômio inclusão e exclusão.

The notion of inclusion won the world, in the XX century and XXI. And schools arrived with the intention of including "everyone" in the educational space. The motto proclaimed by the inclusive discourse is about the acceptance of minorities, exaltation, diversity and education for difference. The present study deepens the debate about the multiple looks and different meanings that surround the binomial inclusion and exclusion.

La noción de inclusión ganó el mundo en el siglo XX y XXI. Y llegó a las escuelas con la pretensión de incluir a todos en el espacio educativo. El lema proclamado por el discurso inclusivo versa sobre la aceptación de las minorías, la exaltación, la diversidad y educar para la diferencia. El presente estudio profundiza el debate sobre las múltiples miradas y diferentes significados que rodean el binomio inclusión y exclusión.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão - Exclusão, Educação, Diferença, Inclusion - Exclusion, Education, Deficiency, Inclusão - Exclusão, Educação, Diferença
Citação
SOUZA, Sandra Cristina Morais; RANGEL, Mary. Exclusão-exclusão: múltiplos olhares, diferentes significados. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. n. esp.2, p. 1063-1075, nov. 2017. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10152. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10152. Acesso em: 2022-10-04