O desenvolvimento do raciocínio na era da tecnologia: cognição x doutrinação
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
842-859
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
21
n. esp.1
out.
21
n. esp.1
out.
Resumo
Neste artigo procuraremos apresentar caminhos que nos foram úteis tanto na formação de professores de Pedagogia, quanto no trabalho com alunos de nível médio, visando o desenvolvimento de sua capacidade de reflexão. Com base na Psicologia (BETTELHEIM, 1980; JUNG, 2008), na Filosofia da Educação (LIPMAN, 1994), na antropologia (ELIADE, 1972; CAMPBELL, 2013) e na Filosofia Clássica (PENHA,1994), apresentaremos nossa abordagem acerca da formação de alunos críticos e questionadores.
In this article we will try to present ways that either was useful for the formation of Pedagogy teachers or in the work with high school students, aiming the development of their capacity for reflection. Based on Psychology (BETTELHEIM, 1980; JUNG, 2008) in the Philosophy of Education (LIPMAN, 1994), in the anthropology (ELIADE, 1972; CAMPBELL, 2013) and in the Classical Philosophy (PENHA, 1994), we will present our approach to training critical and questioning students.
En este artículo buscaremos presentar caminos que nos fueronútiles tanto em la formación de profesores de Pedagogía, cuanto em el trabajo com alumnos de escuela intermedias, buscando el desarrollo de su capacidad de reflexión. En la psicología (BETTELHEIM, 1980, JUNG, 2008) en la Filosofía de la Educación (LIPMAN, 1994), en la antropología (ELIADE, 1972; CAMPBELL, 2013) y en la Filosofía Clásica (PENHA, 1994), presentaremos nuestro enfoque sobre la Formación de alumnos críticos y cuestionadores.
In this article we will try to present ways that either was useful for the formation of Pedagogy teachers or in the work with high school students, aiming the development of their capacity for reflection. Based on Psychology (BETTELHEIM, 1980; JUNG, 2008) in the Philosophy of Education (LIPMAN, 1994), in the anthropology (ELIADE, 1972; CAMPBELL, 2013) and in the Classical Philosophy (PENHA, 1994), we will present our approach to training critical and questioning students.
En este artículo buscaremos presentar caminos que nos fueronútiles tanto em la formación de profesores de Pedagogía, cuanto em el trabajo com alumnos de escuela intermedias, buscando el desarrollo de su capacidad de reflexión. En la psicología (BETTELHEIM, 1980, JUNG, 2008) en la Filosofía de la Educación (LIPMAN, 1994), en la antropología (ELIADE, 1972; CAMPBELL, 2013) y en la Filosofía Clásica (PENHA, 1994), presentaremos nuestro enfoque sobre la Formación de alumnos críticos y cuestionadores.
Descrição
Palavras-chave
Raciocínio cognitivo, Doutrinação, Arquétipos, Antropologia, Filosofia da educação, Cognitive reasoning, Indoctination, Archetypes, Anthropology, Philosophy of education, Raciocinio cognitivo, Adoctrinamiento, Arquetipos, Antropología, Filosofía de la educación
Citação
MARTINS, Maria Angélica Seabra Rodrigues. O desenvolvimento do raciocínio na era da tecnologia: cognição x doutrinação. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. n. esp.1, p. 842-859, out. 2017. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10456. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10456. Acesso em: 2022-10-04