Superação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
1703-1714
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
21
n. esp.3
dez.
Resumo
Objetiva-se neste artigo apresentar as possibilidades de uma prática educativa que tem como foco o formar alunos da Educação Básica em leitores críticos. Para tanto, compreender os conceitos de alienação e de linguagem sob a ótica do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural foram essenciais para perceber como os alunos de um 7º ano são capazes de superar este paradigma que contribui para a leitura ingênua dos textos trabalhados em sala de aula.

This article aims to present the possibilities of an educational practice that focuses on the formation of Basic Education students in critical readers. For this, understand the concepts of alienation and language from the point of view of Historical and Dialectical Materialism and Historical-Cultural Theory was essential to understand how the students of the 7th year are able to overcome this paradigm that contributes to the naive reading of texts worked in the classroom.

El Objetivo en este artículo es presentar las posibilidades de una práctica educativa que se centra en la formación de estudiantes de Educación Básica en lectores críticos. Por lo tanto, la comprensión de los conceptos de alienación y el lenguaje desde la perspectiva del materialismo histórico y dialéctico y la teoría histórico-cultural son esenciales para ver cómo los estudiantes de 7º grado son capaces de superar este paradigma que contribuye a la lectura ingenua de los textos trabajado en el aula.
Descrição
Palavras-chave
Alienação, Linguagem, Leitura crítica, Alienation, Language, Critical reading, Alienación, Lenguaje, Lectura crítica
Citação
GALVÃO, Rosangela Miola; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Superação da alienação dos alunos para a realização da leitura crítica. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. n. esp.3, p. 1703-1714, dez. 2017. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10029. Acesso em: 2022-10-04