A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
815-831
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
12
2
abr./jun.
12
2
abr./jun.
Resumo
O presente artigo propõe-se a levantar reflexões acerca da questão da autoridade inerente à atividade docente. Tal reflexão parte de referenciais teóricos de correntes e períodos históricos distintos, sem a preocupação necessária de abordá-los em uma sucessão linear. O enfoque se dá às dificuldades enfrentadas na tensão entre o ser amado e o ser temido e na difícil decisão a que, frequentemente, os professores, líderes em sala de aula, se sentem pressionados a tomar entre uma coisa e outra.
This article aims to reflect on the problem of authority inherent in the teaching activity. The reflection of theoretical reference currents and different historical periods, in a nonlinear approach. The focus is in the tension between being loved and being feared and often difficult to decide between them.
En este artículo se reflexiona sobre la cuestión de la autoridad inherente a la enseñanza. Su reflexión se basa en los marcos teóricos de diferentes períodos históricos y actuales, sin la suficiente preocupación para acercarse a ellos en una sucesión lineal. El foco del análisis está dirigido a las dificultades que enfrentan en la tensión entre ser amado y ser temido y decisión difícil que a menudo los maestros, líderes en el aula, se sienten presionados a tomar entre una cosa y otra.
This article aims to reflect on the problem of authority inherent in the teaching activity. The reflection of theoretical reference currents and different historical periods, in a nonlinear approach. The focus is in the tension between being loved and being feared and often difficult to decide between them.
En este artículo se reflexiona sobre la cuestión de la autoridad inherente a la enseñanza. Su reflexión se basa en los marcos teóricos de diferentes períodos históricos y actuales, sin la suficiente preocupación para acercarse a ellos en una sucesión lineal. El foco del análisis está dirigido a las dificultades que enfrentan en la tensión entre ser amado y ser temido y decisión difícil que a menudo los maestros, líderes en el aula, se sienten presionados a tomar entre una cosa y otra.
Descrição
Palavras-chave
Docência, Autoridade, Alteridade, Teaching, Authority, Otherness, Enseñanza, Autoridad, Alteridad
Citação
MESSIAS, Elvis Rezende; MARIANO, André Luiz Sena. A docência ontem e hoje entre o ser amado e o ser temido: a questão da autoridade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 815-831, abr/jun. 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8390. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8390. Acesso em: 2022-09-29