Pedagogia Freinet e a escola no século XXI: perspectivas humanizadoras para o trabalho pedagógico

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
669-687
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
12
n. esp. 1
abr.
Resumo
Este artigo tem como objetivo a discussão dos princípios e técnicas de ensino organizados, desenvolvidos e socializados por Freinet (1976), para a reflexão sobre como a Pedagogia pensada por este estudioso é fonte de participação ativa de adultos (professores) e crianças no ambiente escolar, desde a Educação Infantil.

his article aims to discuss the principles and techniques of teaching organized, developed and socialized by Freinet (1976), to reflect on how Pedagogy thought by this scholar is a source of active participation of adults (teachers) and children in the school environment , Since Early Childhood Education. The discussion is based on studies carried out in a doctoral thesis (SILVA, 2016).

Este artículo tiene como objetivo discutir los principios y técnicas de enseñanza organizados, desarrollados y socializados por Freinet (1976), para la reflexión sobre la pedagogía pensado por este estudioso es una fuente de participación de los adultos activos (maestros) y los niños en la escuela, desde la guardería. La discusión de los estudios en una tesis doctoral (SILVA, 2016).
Descrição
Palavras-chave
Técnicas Freinet, Educação infantil, Teoria histórico-cultural, Cooperação atividade e participação infantis, Freinet techniques, Child education, Historical-cultural theory, Child activity and participation, Freinet técnica, Educación Infantil, La teoría histórico-cultural, La actividad de la cooperación y la participación de los niños
Citação
SILVA, Ana Laura Ribeiro da; LIMA, Elieuza Aparecida de; VALIENGO, Amanda. Pedagogia Freinet e a escola no século XXI: perspectivas humanizadoras para o trabalho pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. n. esp. 1, p. 669-687, abr. 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9632. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9632. Acesso em: 2022-09-29