Roteiro

URI Permanente para esta coleção

A Roteiro é um periódico filiado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Criado em janeiro de 1978, completou quarenta anos de atividade em dezembro de 2017. Os primeiros fascículos publicados quando de sua criação continham textos de diferentes gêneros, seus autores eram predominantemente docentes da área das ciências das humanidades, e a gestão do periódico era efetuada por docentes da Instituição. A partir de 2008, com a reorientação de seu foco e escopo, o processo de publicação e disseminação dos fascículos tornou-se uma responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição.

Descrição

  • Mantenedor: UNOESC
  • Tipo: IESP
  • Região: Sul
  • Cidade: Joaçaba/SC
  • ISSN: 2177-6059
  • Qualis: B1
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • E-mail: roteiro@unoesc.edu.br
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 613
    • Item
      Qualidade da educação superior e a responsabilidade social
      (2018) MENEGAT, Jardelino; DE MARCO, Ricardo Antônio; SARMENTO, Dirleia Fanfa
      As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade Social enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior.
    • Item
      Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
      (2018) FLORES, Maria Luiza; PERONI, Vera Maria Vidal
      No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A avaliação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e qualidade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garantidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores sociais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas.
    • Item
      Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais
      (2018) RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha
      O mundo globalizado tem provocado diversos impactos no contexto universitário, especificamente a necessidade de adequação das instituições aos novos paradigmas impostos pelas mudanças em todos os setores da sociedade. Assim, o objetivo com esta pesquisa implica compreender o processo de avaliação de universidades, a partir de indicadores de ranqueamentos nacional e internacionais, bem como as exigências impostas a essas instituições quanto às mudanças na política de ensino, pesquisa, extensão e gestão. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo, tendo como elementos os indicadores adotados pelos rankings Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR e Center for World University Rankings no processo de avaliação de universidades. Em linhas gerais, as universidades são submetidas à competitividade; os resultados classificatórios impõem o redirecionamento da política universitária, de forma a remeter a produção do conhecimento para o atendimento de fins, em alta medida, mercantilistas; há uma exagerada corrida das instituições avaliadas para serem reconhecidas como sendo de alta reputação, logo, universidades de classe mundial.
    • Item
      Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública
      (2018) CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; FREIBERGER, Lorena Dominique Vilela
      Com este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assumidas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade.
    • Item
      Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?
      (2018) ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto; IGNA, Fernando Rodrigo Dall
      No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para identificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercussões no Brasil.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional.