Roteiro

URI Permanente para esta coleção

A Roteiro é um periódico filiado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Criado em janeiro de 1978, completou quarenta anos de atividade em dezembro de 2017. Os primeiros fascículos publicados quando de sua criação continham textos de diferentes gêneros, seus autores eram predominantemente docentes da área das ciências das humanidades, e a gestão do periódico era efetuada por docentes da Instituição. A partir de 2008, com a reorientação de seu foco e escopo, o processo de publicação e disseminação dos fascículos tornou-se uma responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição.

Descrição

  • Mantenedor: UNOESC
  • Tipo: IESP
  • Região: Sul
  • Cidade: Joaçaba | SC
  • ISSN: 2177-6059
  • Periodicidade: Publicação contínua
  • E-mail: roteiro@unoesc.edu.br
  • Editor: Marilda Pasqual Schneider
  • Título abrev.: Roteiro (Joaçaba, Online)
  • Sistema de Preservação Digital: Rede Cariniana | PKP PLN
  • Link de acesso ao site
  • Navegar

    Submissões Recentes

    Agora exibindo 1 - 5 de 613
    • Item
      Qualidade da educação superior e a responsabilidade social
      (2018) MENEGAT, Jardelino; DE MARCO, Ricardo Antônio; SARMENTO, Dirleia Fanfa
      As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade Social enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior.
    • Item
      Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública
      (2018) CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; FREIBERGER, Lorena Dominique Vilela
      Com este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assumidas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade.
    • Item
      Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?
      (2018) ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto; IGNA, Fernando Rodrigo Dall
      No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para identificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercussões no Brasil.
    • Item
      A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas
      (2018) FABRIS, Eli Terezinha Henn
      O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avaliação e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma atividade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanente da crítica radical.
    Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Sem Derivações - Sem Derivados - Internacional.
  • Atribuição CC BY-NC-ND