O conhecimento sobre sexualidade – por uma gnosiologia (teoria do conhecimento) em educação sexual: algumas indagações
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Autores
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
66-82
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
22
1
jan./jun.
22
1
jan./jun.
Resumo
O conhecimento(s) das pessoas, sobre sexualidade, na área da Educação Sexual (ES), muitas vezes, é apenas ponto de partida para pesquisas ou formações continuadas para professores(as), mas quase inexistentes são as propostas de transformação em teoria e, posterior construção de currículo em ES, destes conhecimentos. Diante disso, o presente artigo, de metodologia bibliográfica, pretende propor o referencial da gnosiologia/teoria do conhecimento (G/TC), enfatizando as formas diversas de se conhecer sobre sexualidade.
People's knowledge (s) about sexuality in the area of Sexual Education (ES) is often just a starting point for research or continuing education for teachers, but almost nonexistent are the proposals for transformation into theory and , later construction of curriculum in ES, of this knowledge. In view of this, the present article, with bibliographic methodology, intends to propose the referential of gnosiology / theory of knowledge (G / TC), emphasizing the different ways of knowing about sexuality.
Los conocimientos de las personas sobre la sexualidad en el área de la Educación Sexual (ES) a menudo son solo un punto de partida para la investigación o la formación continua de los docentes, pero las propuestas para la transformación en teoría son casi inexistentes. , posterior construcción del currículum en ES, de este conocimiento. En vista de esto, el presente artículo, con metodología bibliográfica, pretende proponer el referencial de gnosiología / teoría del conocimiento (G / TC), enfatizando las diferentes formas de conocer la sexualidad.
People's knowledge (s) about sexuality in the area of Sexual Education (ES) is often just a starting point for research or continuing education for teachers, but almost nonexistent are the proposals for transformation into theory and , later construction of curriculum in ES, of this knowledge. In view of this, the present article, with bibliographic methodology, intends to propose the referential of gnosiology / theory of knowledge (G / TC), emphasizing the different ways of knowing about sexuality.
Los conocimientos de las personas sobre la sexualidad en el área de la Educación Sexual (ES) a menudo son solo un punto de partida para la investigación o la formación continua de los docentes, pero las propuestas para la transformación en teoría son casi inexistentes. , posterior construcción del currículum en ES, de este conocimiento. En vista de esto, el presente artículo, con metodología bibliográfica, pretende proponer el referencial de gnosiología / teoría del conocimiento (G / TC), enfatizando las diferentes formas de conocer la sexualidad.
Descrição
Palavras-chave
Educação sexual, Conhecimento sobre sexualidade, Gnosiologia, Sex education, Knowledge about sexuality, Gnosiology, Educación sexual, Conocimiento sobre sexualidade, Gnosiología
Citação
SILVA, Claudionor Renato da. O conhecimento sobre sexualidade – por uma gnosiologia (teoria do conhecimento) em educação sexual: algumas indagações. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 66-82, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13598. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13598. Acesso em: 2022-09-29