Inclusão no ensino superior: um processo em pauta na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
334-348
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
21
2
jul./dez.
Resumo
O artigo aqui apresentado tem como proposta relatar e refletir sobre como os processos de inclusão vêm sendo construídos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre as iniciativas que a UFJF tem priorizado, destacaremos a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e, mais pontualmente, a criação de uma modalidade de bolsa de treinamento profissional (TP) voltada para o assessoramento ao NAI e o acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiência.

The paper analyzes how to set up the inclusion of private criteria in the context of educational policy educational system management materialized by the Ministry of Education of Mato Grosso do Sul (SED/MS) from 2007 to 2013. He worked with bibliographical and documentary research. It was found to replace the democratic management by another logical management guided by goals in organizational scale aimed at Total Quality Education.

El artículo presentado aquí tiene como objetivo informar y reflexionar sobre cómo se han construido los procesos de inclusión en la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre las iniciativas que UFJF ha priorizado, destacaremos la creación del Centro de Apoyo para la Inclusión (NAI) y, más específicamente, la creación de una modalidad de beca de capacitación profesional (TP) dirigida a asesorar el NAI y el seguimiento académico.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão educacional, Ensino superior, Treinamento profissional, Educational inclusion, University graduate, Professional training, Inclusión educativa, Enseñanza superior, Formación profesional
Citação
AMORIM, Cassiano Caon; ANTUNES, Katiuscia C. Vargas; SANTIAGO, Mylene Cristina. Inclusão no ensino superior: um processo em pauta na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 334-348, jul/dez. 2019. https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13104. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13104. Acesso em: 2022-09-29