Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível epistemológico
Data
2018
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
65-79
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
1
jan./jun.
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jan./jun.
Resumo
O presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente.
This essay aims to promote a dialogue with sexual diversity in education, placing as challenge the construction of a culture open to multiple languages and differences, as a way to reduce prejudice, discrimination and learn with multiplicity in school. Based on the philosophy of Emmanuel Lévinas, we are provoked to learn from each other, towards the formation of a collective intelligence that promotes life and qualifies social and diverse knowledge, going beyond the repetition of historically constituted gender identities.
El presente ensayo, de base hermenéutica, pretende promover un diálogo con la diversidad sexual en la educación, planteando como desafío la construcción de una cultura abierta a los múltiples lenguajes y las diferencias, como forma de reducir prejuicios, discriminaciones y aprender de la multiplicidad en la escuela. Alentados en la filosofía de Emmanuel Lévinas, estamos provocados a aprender con el otro, hacia la formación de una inteligencia colectiva que promueve la vida y califique el saber social y diverso, yendo más allá de la repetición de identidades de género constituidas históricamente.
This essay aims to promote a dialogue with sexual diversity in education, placing as challenge the construction of a culture open to multiple languages and differences, as a way to reduce prejudice, discrimination and learn with multiplicity in school. Based on the philosophy of Emmanuel Lévinas, we are provoked to learn from each other, towards the formation of a collective intelligence that promotes life and qualifies social and diverse knowledge, going beyond the repetition of historically constituted gender identities.
El presente ensayo, de base hermenéutica, pretende promover un diálogo con la diversidad sexual en la educación, planteando como desafío la construcción de una cultura abierta a los múltiples lenguajes y las diferencias, como forma de reducir prejuicios, discriminaciones y aprender de la multiplicidad en la escuela. Alentados en la filosofía de Emmanuel Lévinas, estamos provocados a aprender con el otro, hacia la formación de una inteligencia colectiva que promueve la vida y califique el saber social y diverso, yendo más allá de la repetición de identidades de género constituidas históricamente.
Descrição
Palavras-chave
Alteridade, Educação, Diversidade sexual, Otherness, Education, Sexual diversity, Otredad, Educación, Diversidad sexual
Citação
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel Felipe. Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 65-79, jan/jun. 2018. https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11273. Acesso em: 2022-09-29