A educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
32-41
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
1
jan./jun.
Resumo
O ensino público no Brasil é resultado de inúmeras influências e tentativas de adequações. Neste artigo, o foco será o século XX, período de grande desenvolvimento científico e tecnológico e de expansão da educação. O método utilizado neste estudo foi bibliográfico, onde buscou-se discutir o legado educacional do século XX, a formação dos Grupos Escolares e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

Public education in Brazil is the result of innumerable influences and modifications. In this article, the focus will be the 20th century, period of great scientific and technological development and expansion of education. The method used in this study was a bibliographical one in which the aim was to discuss the educational legacy of the twentieth century, the formation of the School Groups and the Manifesto of the New Education Pioneers.

La enseñanza pública de Brasil es el resultado de innumerables influencias e intentos de adaptación. En este artículo, el foco estará centrado en el siglo XX; período de gran desarrollo científico, tecnológico y de expansión de la educación. El método utilizado en este estudio fue bibliográfico, con el cual se buscó discutir el legado educacional del siglo XX: La formación de los Grupos Escolares y el Manifiesto de los Pioneros de la Nueva Educación.
Descrição
Palavras-chave
Legado educacional, Século XX, Grupos escolares, Manifesto dos pioneiros da educação nova, Educational legacy, 20th century, School groups, Manifesto of the pioneers of new education, Legado educacional, Siglo XX, Grupos escolares, Manifiesto de los pioneros de la nueva educación
Citação
DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; DARIUS, Fábio Augusto. A educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 32-41, jan/jun. 2018. https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11248. Acesso em: 2022-09-29