Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Autores
ORCID
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
295-307
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
19
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Nosso objetivo nesse artigo é realizar uma discussão teórica e analisar alguns dados empíricos de uma pesquisa a qual relaciona os nativos digitais e a prática pedagógica em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Estudos apontam mudanças no processo educativo e nas interações sociais, mediadas pelas tecnologias, dos nativos digitais.
Our goal in this article is to perform a theoretical discussion and review some empirical data of a survey which lists the digital natives and the pedagogical practice in schools in the early years of elementary school mediated by digital technologies of information and communication (TDIC). Studies indicate changes in the educational processand in social interactions, mediated by technologies of digital natives.
Nuestro objetivo en este artículo es realizar una discusión teórica y analizar algunos datos empíricos de una investigación que relaciona a los nativos digitales y la práctica pedagógica en las escuelas de los primeros años de la educación primaria mediada por las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TIC). Los estudios señalan cambios en el proceso educativo y en las interacciones sociales, mediadas por las tecnologías, de los nativos digitales.
Our goal in this article is to perform a theoretical discussion and review some empirical data of a survey which lists the digital natives and the pedagogical practice in schools in the early years of elementary school mediated by digital technologies of information and communication (TDIC). Studies indicate changes in the educational processand in social interactions, mediated by technologies of digital natives.
Nuestro objetivo en este artículo es realizar una discusión teórica y analizar algunos datos empíricos de una investigación que relaciona a los nativos digitales y la práctica pedagógica en las escuelas de los primeros años de la educación primaria mediada por las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TIC). Los estudios señalan cambios en el proceso educativo y en las interacciones sociales, mediadas por las tecnologías, de los nativos digitales.
Descrição
Palavras-chave
Nativos digitais, Prática pedagógica, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Educação, Digital natives, Pedagogical practice, Digital technologies of information and communication, Education, Nativos digitales, Práctica pedagógica, Tecnologías digitales de la información y la comunicación, Educación
Citação
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 295-307, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10955. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10955. Acesso em: 2022-09-29