Ouvindo meninos: relações de gênero na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
283-294
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
Resumo
Compreendendo gênero como uma construção social e a criança como um sujeito ativo, capaz e dotado de potencialidades, o presente estudo objetivou apreender as representações de gênero reveladas por dois meninos no contexto da Educação Infantil. Foram adotadas estratégias de investigação de abordagem qualitativa como a observação participante e um momento de intervenção denominado hora lúdica.

Understanding gender as a social construction and the child as an active subject, capable and endowed with potentials, this study aimed at understanding the representations of gender revealed by two boys in the context of early childhood education. This qualitative research strategies such as participant observation and a moment of intervention called playful time were adopted.

Entendiendo el género como una construcción social y al niño como un sujeto activo, capaz y dotado de potencialidades, el presente estudio tuvo como objetivo aprehender las representaciones de género reveladas por dos niños en el contexto de la Educación Infantil. Se adoptaron estrategias de investigación de enfoque cualitativo como la observación participante y un momento de intervención llamado tiempo de juego.
Descrição
Palavras-chave
Gênero, Educação infantil, Meninos, Gender, Child education, Boys, Género, Educación de los niños, Chicos
Citação
RUIS, Fernanda Ferrari; ARGENTI PEREZ, Márcia Cristina. Ouvindo meninos: relações de gênero na educação infantil. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 283-294, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10922. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10922. Acesso em: 2022-09-29