Teoria crítica e infância: a caracterização do conceito no contexto de expropriação das experiências formativas

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
270-282
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
Resumo
O artigo aborda o conceito de infância na perspectiva dos autores da Teoria Crítica. O objetivo foi compreender a criança e a infância a partir das possibilidades de experiências formativas. O estudo pautou-se, principalmente, nos escritos de Adorno e Horkheimer, Walter Benjamin e Giorgio Agamben

The article discusses the concept of childhood from the perspective of the authors of Critical Theory. The goal was to understand the child and childhood from the possibilities of formative experiences. The study was based mainly on the writings of Adorno and Horkheimer, Walter Benjamin and Giorgio Agamben.

El artículo aborda el concepto de infancia desde la perspectiva de los autores de la Teoría Crítica. El objetivo era comprender al niño y a la infancia desde las posibilidades de las experiencias formativas. El estudio se basó, principalmente, en los escritos de Adorno y Horkheimer, Walter Benjamin y Giorgio Agamben Teoría crítica|| Infancia|| Expropiación de la experiencia|| Educación
Descrição
Palavras-chave
Teoria crítica, Infância, Expropriação da experiência, Educação, Critical theory, Childhood, Expropriation experience, Education, Teoría crítica, Infancia, Expropiación de la experiencia, Educación
Citação
CALDERAN, Andréa; GOMES, Luiz Roberto. Teoria crítica e infância: a caracterização do conceito no contexto de expropriação das experiências formativas. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 270-282, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10921. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10921. Acesso em: 2022-09-29