Redação na escola: o que os professores dizem e silenciam sobre essa prática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
240-257
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
Resumo
A preocupação com a escrita na escola, em especial com a prática de redação produzida por estudantes do ensino fundamental, instigou-nos à realização de ampla pesquisa, onde se investigou como os professores desse nível de ensino imaginam e discursivizam os alunos, nesse processo. O corpus foi constituído por depoimentos escritos de cerca de trinta professores do ensino fundamental, que ministram aulas em escolas públicas brasileiras.

The concern with writing at elementary school instigated us to carry out a large study to investigate elementary school teachers’ discourse about their students related to composition writing, that is, how teachers imagine their students’ writing processes. Our corpus is selected from an ample field of discourse. Discursive sequences of reference were selected from cut-outs from written statements by approximately thirty elementary school teachers from Brazilian public schools.

La preocupación con la escritura en la escuela, especialmente con la práctica de la escritura producida por los alumnos de la escuela primaria, nos instigó a realizar una amplia investigación, que indagó en cómo los profesores de este nivel educativo imaginan e interpretan discursivamente a los alumnos en este proceso. El corpus estaba compuesto por testimonios escritos de una treintena de profesores de primaria, que enseñan en escuelas públicas brasileñas.
Descrição
Palavras-chave
Redação, Escrita, Alunos, Professores, Composition, Writing, Students, Teachers, Escritura, Estudiantes, Profesores
Citação
ASSOLINI, Filomena Elaine P.. Redação na escola: o que os professores dizem e silenciam sobre essa prática. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 240-257, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10914. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10914. Acesso em: 2022-09-29