Obviedades não óbvias da educação: escola pública

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
424-441
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
22
2
jul./dez.
Resumo
Desenvolvimento não é um aceno aberto que, mesmo tendo motivações/pressões externas, precisa ser resolvido de dentro para fora, com devida autoria. Hoje não existe qualquer chance de um país tentar alguma alternativa de política econômica que se contraponha ao liberalismo, mesmo não sendo marxista ou similar. O liberalismo é camisa de força violenta, mesmo tendo na etimologia a noção de liberdade como essencial. Não simplifiquemos as coisas, porém. Quando observamos em países africanos que moças são mutiladas genitalmente por razões religiosas, o ímpeto é defendê-las, por ser a sexualidade própria direito inalienável.

Development is not an open nod that, even having external motivations/pressions, needs to be solved from the inside out, with due authorship. Today there is no chance for a country to try any economic policy alternative that opposes liberalism, even if it is not Marxist or similar. Liberalism is a violent straitjacket, even if the notion of freedom is essential in etymology. Let us not simplify things, however.

El desarrollo no es un asentimiento abierto que, incluso con motivaciones/presiones externas, debe ser resuelto de adentro hacia afuera, con la debida autoría. Hoy en día no hay posibilidad de que un país intente ninguna alternativa de política económica que se oponga al liberalismo, aunque no sea marxista o similar. El liberalismo es una camisa de fuerza violenta, aunque tiene en la etimología la noción de libertad como esencial. Sin embargo, no simplifiquemos las cosas.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa, Ensino e aprendizagem, Psicologia, Research, Teaching and learning, Psychology, Investigación, Enseñar y aprender, Psicología
Citação
DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da; CRUZ, Silva, José Anderson Santos. Obviedades não óbvias da educação: escola pública. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 424-441, jul/dez. 2020. https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.14209. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14209. Acesso em: 2022-09-29