A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
107-127
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
1
jan./jun.
Resumo
O estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais.

The study develops a theoretical analysis of the inclusive school, making a parallel with the education and human development. Provides a discussion on current and relevant issues, including the values and paradigms that have guided the Brazilian education intended for students, with emphasis on those that presenting special educational needs.

El estudio desarrolla un análisis teórico de la escuela inclusiva, considerando la diversidad y estableciendo paralelismos entre la educación, el aprendizaje y el desarrollo humano. Se discute sobre temas actuales y relevantes, abarcando los valores y paradigmas que han guiado la educación brasileña para los estudiantes, con énfasis en la disparidad, especialmente para aquellos con necesidades educativas especiales.
Descrição
Palavras-chave
Educação inclusiva, Desenvolvimento, Necessidades especiais, Inclusive education, Development, Special needs, Educación inclusiva, Desarrollo, Necesidades especiales
Citação
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de Abreu. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 107-127, jan/jun. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10824. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10824. Acesso em: 2022-09-29