A inserção-reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2017
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
197-208
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
13
2
jul./dez.
13
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Este trabalho teve como objetivo a inserção/reinserção das crianças e adolescentes com Doença Renal Crônica (DRC) na escola uma vez constatado, pelo serviço psicopedagógico, que as mesmas não estavam frequentando as instituições regulares de ensino. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas às escolas visando compreender a situação global da criança no meio escolar bem como instrumentalizar a equipe escolar com as informações necessárias sobre a DRC e seus consequentes cuidados nutricionais, emocionais e sociais.
The aim of this study was to integrate children and adolescents with Chronic Kidney Disease (CKD) in schools as it was verified, by the psychopedagogical service, that these children were not frequently attending regular educational institutions. Therefore, technical visits were made to schools aiming a global comprehension of the child in the school environment as well as offering the schools information about CKD and its consequent nutritional, emotional and social care.
Este trabajo tuvo como objetivo la inserción/reinserción de los niños y adolescentes con Enfermedad Renal Crónica (DRC) en la escuela una vez constatado, por el servicio psicopedagógico, que las mismas no estaban frecuentando las instituciones regulares de enseñanza. Para ello, se realizaron visitas técnicas a las escuelas para comprender la situación global del niño en el medio de la escuela, así como instrumentalizar al equipo escolar con las informaciones necesarias sobre la DRC y sus consecuentes cuidados nutricionales, emocionales y sociales.
The aim of this study was to integrate children and adolescents with Chronic Kidney Disease (CKD) in schools as it was verified, by the psychopedagogical service, that these children were not frequently attending regular educational institutions. Therefore, technical visits were made to schools aiming a global comprehension of the child in the school environment as well as offering the schools information about CKD and its consequent nutritional, emotional and social care.
Este trabajo tuvo como objetivo la inserción/reinserción de los niños y adolescentes con Enfermedad Renal Crónica (DRC) en la escuela una vez constatado, por el servicio psicopedagógico, que las mismas no estaban frecuentando las instituciones regulares de enseñanza. Para ello, se realizaron visitas técnicas a las escuelas para comprender la situación global del niño en el medio de la escuela, así como instrumentalizar al equipo escolar con las informaciones necesarias sobre la DRC y sus consecuentes cuidados nutricionales, emocionales y sociales.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Saúde, Hemodiálise, Psicoeducação, Intervenção, Education, Health, Hemodialysis, Psychoeducation, Intervention, Educación, Salud, Hemodiálisis, Psicoeducación, Intervención
Citação
AMARAL, Jodi Dee Hunt Ferreira do; FERREIRA, Pérsia Karine Rodrigues Kabata; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. A inserção-reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 197-208, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9601. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9601. Acesso em: 2022-09-26