Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revista de Iniciação à Docência
ISSN
2525-4332
Página(s)/e-location
641-658
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Jequié, BA
6
2
jul./dez.
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2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Neste ensaio realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com o intuito de analisar e compreender os contributos de Paulo Freire para o campo de pesquisas em formação de professores, refletindo sobre as interfaces de suas teorizações com o modelo formativo crítico para a docência, considerando a categoria de práxis para a aprendizagem e o desenvolvimento de educadores. Para tanto, discutimos os modelos de formação docente técnico, prático e crítico, nos atentando para o terceiro paradigma. Ao considerarmos este último modelo, articulamos seus princípios ao conceito de práxis de Paulo Freire e suas implicações na formação de educadores comprometidos com a transformação social. Ao final, avivamos as proposições de Freire e a sua urgente reflexão em um contexto de agravamento político e social, potencializado pela pandemia e pela necropolítica conservadora.
In this essay we carried out a bibliographic research in order to analyze and understand the contributions of Paulo Freire to the field of research in teacher education, reflecting on the interfaces of his theorizations with the critical formative model for teaching, considering the category of praxis for the learning and development of educators. To this end, we discussed the technical, practical and critical teacher training models, paying attention to the third paradigm. When considering the latter model, we articulate its principles to Paulo Freire's concept of praxisand its implications for the formation of educators committed to social transformation. In the end, we enliven Freire's propositions and his urgent reflection in a context of political and social aggravation, enhanced by the pandemic and conservative necropolitics.
In this essay we carried out a bibliographic research in order to analyze and understand the contributions of Paulo Freire to the field of research in teacher education, reflecting on the interfaces of his theorizations with the critical formative model for teaching, considering the category of praxis for the learning and development of educators. To this end, we discussed the technical, practical and critical teacher training models, paying attention to the third paradigm. When considering the latter model, we articulate its principles to Paulo Freire's concept of praxisand its implications for the formation of educators committed to social transformation. In the end, we enliven Freire's propositions and his urgent reflection in a context of political and social aggravation, enhanced by the pandemic and conservative necropolitics.
Descrição
Palavras-chave
Formação docente, Modelos formativos, Paulo Freire, Teacher education, Formative models, Paulo Freire
Citação
DEROSSI, Caio Corrêa ; GEREMIAS, Bethânia Mederiros. Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 641-658, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9160. Acesso em: 2022-08-09