O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível metodológico
Data
2021
Título do Períodico
Revista de Iniciação à Docência
ISSN
2525-4332
Página(s)/e-location
397-414
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Jequié, BA
6
2
jul./dez.
Resumo
O presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido no Instituto FederalFarroupilha (IFFar) -São Borja, situado no Rio Grande do Sul, a partir de dois espaçosformativosdeprofessores.Oprimeiro,umespaçoinstitucionalizadodosCursosdeLicenciatura em Física e em Matemática. O segundo, um projeto de extensão num cenáriode educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. O objetivo deste trabalho ésistematizar o diálogo feito entre os espaços mencionados e as articulações feitas a partirde ambos, refletindo diretamente na formação docente. O legado de Paulo Freire é aaproximação efetiva que articula esses dois espaços formativos que se inter-relacionamna medida em que um fortalece o outro com reflexões advindas da realidade discutida. OCafé é um espaço de resistência e luta do legado de Freire, os cursos de licenciatura comcomponentescurricularestrazemasproposiçõesteóricasefilosóficaspresentesemFreire.Ambosespaçostêmmostradoresultadosconsistentesnaformaçãodoslicenciandos,dosegressosedosprofessores,osquaistêmseapropriadodeumatessitura freiriana no que diz respeito a questões teóricas e práticas possibilitando umatransformaçãonoseuentorno,constituindo-seemlocaisderesistênciaebuscaporpolíticasemancipatóriaseprogressistas.

The present work deals with an experience report developed at the Federal InstituteFarroupilha (IFFa) -São Borja, located in Rio Grande do Sul, from two teacher trainingspaces. The first, an institutionalized space for Licentiate Degree Courses in Physics andMathematics. The second, an extension project in a popular education scenario called“Café com Paulo Freire”. The objective of this work is to systematize the dialogue madebetweenthementionedspacesandthearticulationsmadefromboth,directlyreflecting on teacher education. Paulo Freire's legacy is the effective approximation that articulatesthesetwotrainingspacesthatinterrelateinsofarasonestrengthenstheotherwithreflectionsarisingfromthediscussedreality.TheCaféisaspaceofresistanceandstruggleofFreire'slegacy,thedegreecourseswithcurricularcomponentsbringthetheoreticaland philosophicalpropositions presentinFreire. Bothspaceshave shownconsistent results in the training of undergraduates, graduates and teachers, who haveappropriated a Freirian texture with regard to theoretical and practical issues enabling atransformationintheir surroundings, constitutingplacesof resistance and search foremancipatory and progressivepolicies.
Descrição
Palavras-chave
Paulo Freire, Formação inicial e continuada, Resistência, Paulo Freire, Initial and continuing training, Resistance
Citação
KAEFER, Maria Teresinha Verle ; CHAVES, Taniamara Vizzotto. O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 397-414, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409. Acesso em: 2022-08-09