Formação acadêmica e vida independente: um diálogo a ser construído

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Educação (UFSM)
ISSN
1984-6444
Página(s)/e-location
1-26
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria, RS
46
59
jan./dez.
Resumo
Muito discute-se a inclusão escolar do sujeito com deficiência, mas pouco pensa-se o momento pós-escola, quais estratégias devem ser construídas para que ele termine sua escolarização com condições para esta nova etapa. Nesta direção, o presente artigo tem como finalidade discutir a construção de um Plano Individualizado de Transição, como uma estratégia pedagógica para auxiliar o processo de transição da escola para vida independente para jovens e adultos com deficiência. Este documento configura-se como um instrumento norteador do trabalho do professor, de forma a organizar a ação pedagógica e o atendimento educacional especializado, com o objetivo de auxiliar o processo de transição da escola para vida independente para estudantes com deficiência. Pensando a saída do aluno da escola, de forma que este seja capaz de inserir-se socialmente na comunidade, decidir seu percurso formativo, modalidades de Educação Profissional e inserção no mundo do trabalho. Nesse sentido, conclui-se que a individualização do ensino aliada à acessibilidade pedagógica, uma equipe capacitada e com um trabalho colaborativo, é possível que estes educandos trilhem seus caminhos nos mais diferentes níveis de ensino e vida independente.

There is much discussion about the school inclusion of the disabled subject, but little thought is given to the post-school moment, what strategies should be constructed so that he finishes his schooling with conditions for this new stage. In this direction, this article aims to discuss, through a systematic review of the literature of the area, the construction of an Individualized Transition Plan, as a pedagogical strategy to assist
Descrição
Palavras-chave
Transição, Pessoa com deficiência, Plano individualizado de transição, Transition, Person with disability, Individualized Transition plan
Citação
REDIG, Annie Gomes. Formação acadêmica e vida independente: um diálogo a ser construído. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 59, p. 1-26, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644443012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43012. Acesso em: 2022-07-20