Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre as iniciativas brasileiras e internacionais

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Educação (UFSM)
ISSN
1984-6444
Página(s)/e-location
1-23
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria, RS
46
25
jan./dez.
Resumo
Esse artigo faz parte da pesquisa intitulada “Tecnologias digitais, docência universitária e formação do professor da educação básica: efetividade das políticas educacionais brasileiras”. O objetivo geral é compreender a dimensão da formação tecnológica do docente nos currículos da educação básica e nos cursos de licenciatura, bem como analisar a relação desses currículos com a formação tecnológica de professores universitários da área de Educação. Buscamos neste texto dialogar com as políticas educacionais que visam formar tecnologicamente o professor da educação básica e do ensino superior, relacionando-as às iniciativas internacionais, sobretudo da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), de maneira a problematizar as lacunas encontradas nas propostas brasileiras. Realizamos uma análise documental das políticas de formação em nível de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), de maneira a problematizar como se tem dimensionado a formação tecnológica nesses níveis, sendo nosso foco os pesquisadores que futuramente se tornam formadores de professores da educação básica. Os resultados demonstram que em todos os níveis de formação docente há certa incipiência no que tange à formação tecnológica do docente e pesquisador, que possivelmente apresenta implicações na formação do jovem brasileiro na educação básica obrigatória.

This article is part of the research entitled “Digital technologies, university teaching and basic education teacher training: effectiveness of Brazilian educational policies.” The general objective is to understand the dimension of the technological training of teachers in the curricula in compulsory education and in undergraduate courses, as well as analyzing the relationship of these curricula with the technological training of university professors in the field of education. In this text, we seek to dialogue with educational policies that aim to technologically train teachers in compulsory education and higher education, relating them to international initiatives, especially those of the Organization for Economic Development Cooperation (OECD), in order to problematize the gaps found in Brazilian proposals. We conducted a documentary analysis of training policies at Doctorate courses so as to achieve discuss how technological training has been dimensioned at these levels, with our focus being on researchers who, in the future, become teachers of the primary and secondary education The results show that at all levels of teacher education, there is a certain incipience concerning the technological training of teachers and researchers, which possibly has implications for the preparation of young Brazilians in compulsory education.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores universitários, Formação tecnológica na educação básica, Currículo das licenciaturas, Training of university teachers, Technological training in basic education, undergraduate curricula
Citação
ARRUDA, Eucidio Pimenta; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre as iniciativas brasileiras e internacionais. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 25, p. 1-23, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644441203. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/41203. Acesso em: 2022-07-20