Educação e agroecologia: apontamentos sobre a experiência de formação humana no curso do SERTA
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Autores
Título do Períodico
Educação (UFSM)
ISSN
1984-6444
Página(s)/e-location
1-25
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria, RS
46
120
jan./dez.
46
120
jan./dez.
Coleções
Resumo
Este artigo apresenta os elementos sobre a teoria e a prática da proposta educacional do curso de técnico em agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA. No primeiro momento, destacam-se alguns elementos da metodologia de ensino do SERTA, no qual se procura um aprofundamento no que diz respeito a influência das propostas de educação popular, especialmente a pedagogia de Paulo Freire. No segundo momento, é apresentada nossa prática do estágio supervisionado, reconhecida como um momento de troca de saberes e aprendizado no tocante as técnicas de agroecologia, bem como de aproximação da luta social no campo. O objetivo do artigo é trazer à tona a filosofia e a metodologia educacional do SERTA e sua proposta de articulação com os movimentos sociais do campo no Nordeste do Brasil. Para tanto, destacamos a importância que o curso dá aos saberes dos camponeses na constituição da agroecologia, culminando numa educação voltada para a formação humana. Em termos metodológicos, tratamos nossa experiência de formação no curso como um momento rico para reflexões em torno da educação popular.
This article presents the elements about the theory and practice of the educational proposal of the technical course in agroecology of the Alternative Technology Service - SERTA. In the first moment, some elements of SERTA's teaching methodology are highlighted, in which an attempt is made to deepen the influence of popular education proposals, especially Paulo Freire's pedagogy. In the second moment, our supervised internship practice is presented, which was a moment of exchange of knowledge and learning regarding agroecology techniques and approximation of social struggle in the field. The purpose of the article is to bring up the educational philosophy and methodology of SERTA and its proposal for articulation with rural social movements in Northeast Brazil. Therefore, we highlight the importance that the course gives to the knowledge of the peasants in the constitution of agroecology, culminating in an education focused on human formation. In methodological terms, we treat our training experience in the course as a rich moment for reflections on popular education
This article presents the elements about the theory and practice of the educational proposal of the technical course in agroecology of the Alternative Technology Service - SERTA. In the first moment, some elements of SERTA's teaching methodology are highlighted, in which an attempt is made to deepen the influence of popular education proposals, especially Paulo Freire's pedagogy. In the second moment, our supervised internship practice is presented, which was a moment of exchange of knowledge and learning regarding agroecology techniques and approximation of social struggle in the field. The purpose of the article is to bring up the educational philosophy and methodology of SERTA and its proposal for articulation with rural social movements in Northeast Brazil. Therefore, we highlight the importance that the course gives to the knowledge of the peasants in the constitution of agroecology, culminating in an education focused on human formation. In methodological terms, we treat our training experience in the course as a rich moment for reflections on popular education
Descrição
Palavras-chave
Educação popular, Agroecologia, Formação humana, Popular education, Agroecology, Human formation
Citação
QUEIROZ, Rodrigo José de Góis. Educação e agroecologia: apontamentos sobre a experiência de formação humana no curso do SERTA. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 120, p. 1-25, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644446853. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/46853. Acesso em: 2022-07-20