Luz, câmera, ação: práticas de professores de história com o cinema na sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Educação (UFSM)
ISSN
1984-6444
Página(s)/e-location
1-18
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria, RS
46
116
jan./dez.
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de professores de História, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, com a utilização do cinema na sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de construção de dados a entrevista semiestruturada com seis professores do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará, que fazem uso de filmes em suas práticas de ensino. No que concerne ao aporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Napolitano (2013), Bittencourt (2011), Kornis (1992, 2008), dentre outros, por esboçarem pressupostos teórico-metodológicos para a utilização da linguagem cinematográfica no ensino de História. Os resultados da investigação apontaram que as práticas dos professores investigados se encontram ancoradas nos referidos pressupostos por trabalharem o questionamento, a crítica e a ideia de que o filme apresenta uma representação do acontecimento histórico.

This article aims to analyze the practices of history teachers, who work in the final years of elementary school, with the use of movies in the classroom. To this end, we conducted qualitative research; a semi-structured interview was used as a data construction technique with six teachers from the effective staff of the Municipal Education Network of Fortaleza, Ceará, who make use of films in their teaching practices. Regarding the theoretical contribution, we rely on the studies of Napolitano (2013), Bittencourt (2011), Kornis (1992, 2008), among others, for sketching theoretical and methodological assumptions for the use of cinematographic language in the teaching of History. The results of the investigation showed that the practices of the investigated teachers are anchored in the referred assumptions for working with questioning, criticism and the idea that the film presents a representation of the historical event
Descrição
Palavras-chave
Ensino de história, Filmes do cinema, Práticas pedagógicas, History teaching, Movies, Pedagogical practices
Citação
OLIVEIRA, Antonio Ivanilo Bezerra de; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Luz, câmera, ação: práticas de professores de história com o cinema na sala de aula. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 116, p. 1-18, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644444434. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/44434. Acesso em: 2022-07-20