Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: uma análise da trajetória política
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Tipo
Entrevista
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Autores
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
23-29
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
11
1
jan./abr.
11
1
jan./abr.
Resumo
Entrevista concedida pela Prof.ª Drª. Maria Alice Rezende Gonçalves, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-Doutora em Antropologia (École des Hautes Études en Sciences Sociales e UFRJ), que realiza um balanço das políticas de ações afirmativas, sua trajetória política e histórica, com reflexões significativas no que tange à Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), Comissão de Heteroidentificação, Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), bem como os desafios existentes em relação ao seu futuro.
Interview given by ProfessorDoctorMaria Alice Rezende Gonçalves, from the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Post-Doctorate in Anthropology (École des Hautes Études en Sciences Sociales and UFRJ), shecarries out an assessment of affirmative action policiesand keeps track of theirpolitical and historical paths, with significant reflections regarding Law nº 12.711/2012 (QuotasAct), the Heteroidentification Commissionand theNucleus of Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI), as well as the existing challenges in relation to the future of this Nucleus.
Entrevista concedida por la Profa. Dra. Maria Alice RezendeGonçalves, de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ), Postdoctorado en Antropología (École des Hautes Études en Sciences Sociales y UFRJ), quélograun diagnóstico de las políticas de acción afirmativa, su trayectoria política yhistoria, con reflexiones significativas sobre la Ley 12.711/2012 (Lei de Quotas), la Comisión de Heteroidentificación, el Núcleo de Estudios Afrobrasileños e Indígenas (NEABIs), así como los desafíos existentes en relación a su futuro.
Interview given by ProfessorDoctorMaria Alice Rezende Gonçalves, from the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Post-Doctorate in Anthropology (École des Hautes Études en Sciences Sociales and UFRJ), shecarries out an assessment of affirmative action policiesand keeps track of theirpolitical and historical paths, with significant reflections regarding Law nº 12.711/2012 (QuotasAct), the Heteroidentification Commissionand theNucleus of Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI), as well as the existing challenges in relation to the future of this Nucleus.
Entrevista concedida por la Profa. Dra. Maria Alice RezendeGonçalves, de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ), Postdoctorado en Antropología (École des Hautes Études en Sciences Sociales y UFRJ), quélograun diagnóstico de las políticas de acción afirmativa, su trayectoria política yhistoria, con reflexiones significativas sobre la Ley 12.711/2012 (Lei de Quotas), la Comisión de Heteroidentificación, el Núcleo de Estudios Afrobrasileños e Indígenas (NEABIs), así como los desafíos existentes en relación a su futuro.
Descrição
Palavras-chave
Política educacional, Ações afirmativas, Cotas étnico-raciais, Heteroidentificação, NEABI, Educational policy, Affirmative actions, Ethnic-racial quotas, Heteroidentification, NEABI, Política educativa, Acciones afirmativas, Cuotas étnico-raciales, Heteroidentificación, NEABI
Citação
JEFFREY,Debora Cristina. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: uma análise da trajetória política. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 23-29, jan/abr. 2022. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64893. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64893/33477. Acesso em: 2022-07-18