Lgbtqiafobia: pluralizando a (in)diferença no contexto escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2015
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
252-265
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
4
2
ago./dez.
Resumo
A assunção da identidade heteronormativa, como verdadeira, presumível e estável, tende a imputar sanções à queles/asque agem em descumprimentoà colonização, e essaação não ocorre de maneira pacífica,pois a violência por ela manifesta adquire contornos dramáticos no ambiente escolar. Esta pesquisa é a síntese de um estudo elaborado para a obtenção do título de mestre, respaldada na teoriados Estudos Culturais. Assumimos como objetivo demonstrar que a construção da(s) identidade(s) e a (re)produção da(s) diferença(s) são fatores excludentes para o processo de escolarização dos sujeitos LGBTQIA. Não temos como princípio negar a (co)existência da(s) diferença(s), mas entendemos que as pessoas podem ser diferentes, e que essa diferença podeser vista como algo bom e positivo, não como algo a ser tolerado.

The assumption of heteronormative identity as true, and presumed stable, tends tocharge those sanctions / those acting in violation colonization, and this action does not occur in a peaceful way, then, the violence it manifests acquires dramatic contours in the school environment. This research is the synthesis of a study prepared for obtaining a master's degree, supported by the theory of Cultural Studies. We assume aimed to show that the construction of the (s) identity (s) and the (re) production (s) difference (s) are also excluded to the process of education of the LGBTQIA subject. We can not deny the principle (co) existence of (s) difference (s), but that people can be different and that this can be seen as something good and positive, not as something to be tolerated.
Descrição
Palavras-chave
Identidade, Diferença, LGBTQIA, Escola, LGBTQIA fobia, Identity, Difference, LGBTQIA, School, LGBTQIA fobia
Citação
MAIO, Eliane Rose; OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Lgbtqiafobia: pluralizando a (in)diferença no contexto escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 252-265, ago/dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34498. Acesso em: 2022-06-06
DOI