Avaliação das políticas públicas educacionais na visão das professoras de educação infantil uberlandenses

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
116-134
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
6
1
jan./abr.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo a avaliação das professoras de Educação Infantil do município de Uberlândia-MG acerca das políticas públicas educacionais, para tanto buscou-se essa compreensão a partir dos depoimentos das mesmas baseado em suas vivências e concepções acerca da realidade de suas condições de trabalho e o entrelaçamento dessa com a legislação nacional e municipal, e os documentos oficiais municipais. As categorias de análise levantadas pelas professoras foram: salário, mudanças de gestão municipal, avaliação de desempenho, Plano de Carreira. Destaca-se a importância da legislação nacional e municipal na busca por melhores condições de trabalho das professoras da Educação Infantil.

The purpose of this article is to evaluate the teachers of Early Childhood Education in the city of Uberlândia-MG on educational public policies, for this search was sought from the testimonies of the same based on their experiences and conceptions about the reality of their conditions and the interweaving of this with national and municipal legislation, and official municipal documents. The categories of analysis raised by the teachers were: salary, changes of municipal management, performance evaluation, Career Plan. It is important to highlight the importance of national and municipal legislation in the search for better working conditions of the teachers of Early Childhood Education.
Descrição
Palavras-chave
Políticas públicas educacionais, Educação infantil, Vivências, Public educational policies, Child education, Experiences
Citação
ALVARENGA, Vanessa Cristina. Avaliação das políticas públicas educacionais na visão das professoras de educação infantil uberlandenses. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 116-134, jan/abr. 2017. https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46389. Acesso em: 2022-06-06