O contexto de implementação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: educação infantil em municípios do interior paulista
Carregando...
Tipo
Apresentação
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
50-63
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
6
1
jan./abr.
6
1
jan./abr.
Resumo
O texto aborda a experiência de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa dirigido aos professores da Educação Infantil. Nossas reflexões dirigem-se pelas especificidades do observado durante as formações deste programa, mas articulam-se com os desafios impostos no âmbito geral das políticas de formação docente, em particular apontando aqueles que se caracterizam no interior dos municípios, contexto em que as ações empreendidas por essas políticas adquirem materialidade e exigem aperfeiçoamento. Reiteramos a necessidade de promover práticas sistemáticas de formação dos professores, indicando-as como meio para atingir os fins da escola, independentemente de seu nível, que é assegurar aos indivíduos suas máximas possibilidades de desenvolvimento.
The text adresses the experience of the teacher of the National Pact for Literacy in the Right Age directed to the teachers of Early Childhood Education. Our reflections are guided by the specificities observed during the formations of this program, but they are articulated with the challenges imposed in the general scope of teacher education policies, in particular those that are characterized within the municipalities, in which context the actions undertaken by these policies acquire materiality and require improvement. We reiterate the need to promote systematic practices of teacher training, indicating them as a means to achieve the aims of the school, regardless of their level, which is to assure individuals the maximum possibilities of development.
The text adresses the experience of the teacher of the National Pact for Literacy in the Right Age directed to the teachers of Early Childhood Education. Our reflections are guided by the specificities observed during the formations of this program, but they are articulated with the challenges imposed in the general scope of teacher education policies, in particular those that are characterized within the municipalities, in which context the actions undertaken by these policies acquire materiality and require improvement. We reiterate the need to promote systematic practices of teacher training, indicating them as a means to achieve the aims of the school, regardless of their level, which is to assure individuals the maximum possibilities of development.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Educação infantil, Leitura, Escrita, Teacher training, Child education, Reading, Writing
Citação
BARBOSA, Eliza Maria; PIMENTA, Júlia Inês Pinheiro Bolota. O contexto de implementação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: educação infantil em municípios do interior paulista. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 50-63, jan/abr. 2017. https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46381. Acesso em: 2022-06-06