A criação do movimento pedagógico específico: caminhos e significados para o processo de inclusão de um estudante com autismo
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
152-165
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
5
2
ago./dez.
5
2
ago./dez.
Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência de inclusão de um estudante com autismo na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG no período de 2013-2014, o Movimento Pedagógico Específico. Essa ação personalizou a organização do tempo e espaço escolar, adequações curriculares e planejamento. A abordagem qualitativa de pesquisa propiciou conhecer os impactos e contribuições da ação implantada. Concluímos que a inserção do estudante com autismo na escola regular e classe comum e a instituição da ação exclusiva e diferenciada através do Movimento Pedagógico Específico contribuíram significativamente para o processo de inclusão, desenvolvimento da aprendizagem do estudante e o aprimoramento do trabalho docente.
This paper presents an experience concerning the inclusion of a student with autism in the municipal education network of Uberlândia (in the state of Minas Gerais) during the period from 2013 to 2014: the Specific Pedagogical Movement. This action customized the organization of the school’s schedule and environment, curriculum adaptations and planning. The qualitative approach of this research made it possible to perceive the impacts and contributions of the implemented action. We conclude that the insertion of the student with autism in the general education classroom, and the introduction of the exclusive and differentiated action through the Specific Pedagogical Movement, contributed significantly to the process of inclusion, development of the student’s learning process and the improvement of teaching quality.
This paper presents an experience concerning the inclusion of a student with autism in the municipal education network of Uberlândia (in the state of Minas Gerais) during the period from 2013 to 2014: the Specific Pedagogical Movement. This action customized the organization of the school’s schedule and environment, curriculum adaptations and planning. The qualitative approach of this research made it possible to perceive the impacts and contributions of the implemented action. We conclude that the insertion of the student with autism in the general education classroom, and the introduction of the exclusive and differentiated action through the Specific Pedagogical Movement, contributed significantly to the process of inclusion, development of the student’s learning process and the improvement of teaching quality.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão, Autismo, Movimento pedagógico específico, Inclusion, Autism, Specific pedagogical movement
Citação
LEMES, Noemí Mendes Alves; SOUZA, Adenilce Oliveira; FERNANDES, Cristiane Rosa; SANTOS, Kênia Alves. A criação do movimento pedagógico específico: caminhos e significados para o processo de inclusão de um estudante com autismo. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 152-165, ago/dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45383/24179. Acesso em: 2022-06-06