Ensino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
344-362
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
7
16
7
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Coleções
Resumo
A fundação das primeiras escolas jesuítas no Brasil apenas 49 anos depois de seu descobrimento não impediram que a difusão do ensino, mais especificamente, do ensino de história, ocorresse de forma tardia e lenta. É de se esperar, como consequência, que o seu povo não tenha afinidade com o estudo da disciplina iniciada por Heródoto, na Antiguidade Clássica. O presente artigo almeja, dessa forma, demonstrar como a falta de consciência histórica, herança da colonização de uma metrópole que não considerou a educação uma prioridade, se reflete no modo brasileiro de lidar com crises mundiais, nesse caso, com a atual pandemia causada pelo vírus COVID-19.
Descrição
Palavras-chave
História, Ensino, Marc Bloch, Memória, Brasil
Citação
MAURO, Giovanna de Campos; MAURO, Sergio. Ensino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 344-362. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p344-362. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23046. Acesso em: 2022-05-12