Durkheim, a educação bancária e escola sem partido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
130-153
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
7
16
Resumo
Os movimentos conservadores brasileiros contemporâneos têm investido sobre o conhecimento escolar de forma singular neste início de século XXI. As discussões têm pautado o conhecimento que deve ser distribuído nas escolas, a censura ao trabalho docente, a crença de que os educandos e a educandas são tábulas rasas e podem ser “doutrinados” pelos/as educadores/as. Dentro desse contexto, vale resgatar um clássica da Sociologia e da Sociologia da Educação que traz visões e concepções articuladas com as questões contemporâneas, pois Émile Durkheim (1858-1917), pai da Sociologia e defensor do funcionalismo, tem muito a dizer para a compreensão de movimentos que desejam a naturalização de um mundo que se ignore a diferença e a dissidência. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica e tematizando a educação escolar e seus desafios, pretende-se conjugar a visão de Durkheim com o debate sobre Escola Sem Partido, o papel do educador e a suposta passividade dos educandos.
Descrição
Palavras-chave
Durkheim, Educação bancária, Escola sem partido
Citação
KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Durkheim, a educação bancária e escola sem partido. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 130-153. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p130-153. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22381. Acesso em: 2022-05-12