Sicredi e o programa a união faz a vida: a influência da lógica mercantil na formação de professores
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
105-129
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
7
16
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Coleções
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o discurso pedagógico, especificamente relativo à formação de professores, na cartilha Formando Educadores do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, desenvolvida via Parcerias Público-Privada (PPP) dessa organização com redes escolares no estado do Rio Grande do Sul (RS). Contextualizam-se, primeiramente, os conceitos de Terceira Via, Governança e Nova Gestão Pública, os quais dão suporte às PPPs e expressam-se como as estratégias contemporâneas adotadas pelo projeto capitalista. Depois se analisa o papel do Banco Mundial na disseminação desses ideais na educação, para então, na sequência, apresentar a análise da cartilha Formando Educadores, do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, de modo a exprimir sentidos e significados expressos no referido material. Nesse sentido, foi possível identificar o aporte de termos como cooperativismo e aprendizagem permanente, os quais representam elementos chave do projeto capitalista atual.
Descrição
Palavras-chave
Políticas educacionais, Parcerias público-privadas, Formação de professores
Citação
LOPES, Daniela Oliveira; REIS, Leila Duarte; CÓSSIO, Maria de Fátima; SCHERER, Susana; SILVA, Vanessa Silva da. Sicredi e o programa a união faz a vida: a influência da lógica mercantil na formação de professores. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 105-129. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p105-129. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22093. Acesso em: 2022-05-12