Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
84-104
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
7
16
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Resumo
A narrativa traça o percurso do que somos no mundo. Este artigo apresenta a narrativa de uma mulher em sua trajetória de vida. Poderia ser considerada como qualquer outra narrativa. No entanto, é a trajetória de uma mulher cega e sua conquista no território complexo da inclusão social. A narrativa é marcada pela procura da autonomia de leitura da Bíblia. Neste caminho, o conflito é instaurado no campo do preconceito religioso e de gênero. Assim, este artigo discute a trama entre memória, história e identidade de uma mulher, Paula França, que se confunde com a origem e extensão do projeto Bíblia para Cegos da história da Sociedade Bíblica do Brasil. A narradora fez de seu limite, a cegueira, marco de luta para sua inclusão religiosa. Saber de sua história é conhecer a trama do preconceito vivenciado por indivíduos com necessidades educacionais especiais. O caminho escolhido foi a descrição e a análise da narrativa na trama da subjetividade, na qual paixão e fé se misturam no campo da utopia religiosa.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão, Bíblia braile, Gênero, Memória, Identidade
Citação
FERREIRA, Amauri Carlos; LOVERA, Marcos Adriano; MARQUES, Stela Maria Fernandes. Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 84-104. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22092. Acesso em: 2022-05-12