Os conflitos da republicanização da educação brasileira a partir escola normal municipal do Serro entre 1895 a 1903

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
35-65
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
7
16
Resumo
O estudo proposto é sobre a instrução pública especializada na formação de professores e professoras para o mercado de trabalho na Primeira República no Brasil. De maneira geral, pretende-se explicar os motivos que levaram à criação em território nacional das escolas normais, muito por conta da mudança na legislação que propiciou aos estados e municípios grande autonomia para suas organizações. De modo específico, buscam-se as razões sociais, econômicas e culturais que propiciaram a experiência de uma escola normal municipal na cidade do Serro/MG subvencionada pelo governo estadual. Estuda-se o cotidiano escolar, os conflitos entre o poder público local e seus diretores, bem como demonstram-se as ideologias que perpassavam a instrução pública naquele contexto, em especial, o ultramontanismo e o positivismo. O método é a pesquisa bibliográfica em arquivos públicos e particulares, bem como o recurso à escassa literatura sobre o assunto. O resultado esperado é a demonstração de como foi a experiência de uma escola normal no interior do Brasil com seus atores, conflitos e contexto peculiares.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Escola normal, Instrução pública, Cotidiano escolar, Formação docente
Citação
BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. Os conflitos da republicanização da educação brasileira a partir escola normal municipal do Serro entre 1895 a 1903. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 35-65. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p35-65. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22090. Acesso em: 2022-05-12