História, literatura e ensino de história: a escravidão em Maria Firmina dos Reis

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
384-404
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
8
17
Resumo
As obras e a trajetória de Maria Firmina dos Reis, autora negra maranhense nascida em 1822, ganharam destaque que vem se acentuando desde 1975 em eventos de literatura, publicações e no meio acadêmico. Neste artigo, interessa-nos discutir sobre os usos da literatura, especificamente o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, nas aulas de História para pensar sobre a temática da escravidão. O debate busca refletir sobre como o uso da literatura nas aulas de História pode contribuir com o processo de construção de alunos capazes de se apropriar do saber como ferramenta para interpretar o mundo e construir significados na contemporaneidade para os temas estudados. Para isso, analisaremos como a literatura, enquanto fonte para a história, dialoga com a sociedade na qual é produzida, apropriando-se e interferindo no seu tempo histórico, bem como, no caso específico da autora analisada, as condições da contemporaneidade para a releitura de Maria Firmina dos Reis. Pretendemos estabelecer alguns caminhos para trabalhar com a literatura em sala de aula, discutindo problemáticas próprias da História. Por fim, buscamos também problematizar e levar para a sala de aula o fazer do professor-pesquisador e do historiador, com o objetivo de abordar como é construído o saber histórico.
Descrição
Palavras-chave
Literatura, Escravidão, Século XIX, Ensino de história
Citação
OLIVEIRA, Cleidiane; REBELATTO, Martha. História, literatura e ensino de história: a escravidão em Maria Firmina dos Reis. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 384-404. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p384-404. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22837. Acesso em: 2022-05-12