Academia estudantil de letras Kiusam de Oliveira e a importância da representatividade na educação para as relações étnico-raciais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
294-321
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
8
17
Resumo
O artigo em tela procura trazer à tona e refletir sobre como o projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), da Rede Municipal de Educação de São Paulo, constitui-se uma política pública sólida de promoção da leitura literária, e como pode, a partir disso, contribuir para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O projeto AEL tem quinze anos de existência e, ao longo deste percurso, como preconiza Candido (2011), tem fomentado o direito à Literatura, bem como favorecido a inclusão, a autonomia dos alunos e melhoria da aprendizagem. A partir da experiência de uma das escolas que realiza o projeto, a AEL Kiusam de Oliveira, da EMEF Francisco Rebolo, na periferia da Zona Sul da capital paulista, pretendemos analisar a importância da representatividade negra no trabalho com práticas literárias bem como do acesso e fomento à Literatura como caminhos centrais no processo de Educação para as Relações Étnico-Raciais e formação crítica dos alunos.
Descrição
Palavras-chave
Academia estudantil de letra, Projeto educacional, Literatura negra, Políticas públicas afirmativas, Representatividade
Citação
MUSTAPHA, Samir Ahmad dos Santos; LEUNG, Renata Takllan Rogow. Academia estudantil de letras Kiusam de Oliveira e a importância da representatividade na educação para as relações étnico-raciais. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 294-321. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p294-321. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24309. Acesso em: 2022-05-12