Afrodescendência e africanidade na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, Teresina/PI

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
137-154
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
8
17
Resumo
O objetivo deste artigo é expor resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida entre 2016 e 2017 na Universidade Federal de São Paulo. A investigação analisou as contribuições do Programa Mais Cultura nas Escolas (PMCE) para a implementação da Lei 10.639/03, através do método de análise documental e entrevista semiestruturada de um projeto desenvolvido em uma escola de Teresina, Piauí. A pesquisa decorre de visitas realizadas em agosto de 2015 e fevereiro de 2016. No contexto, observamos que a capoeira contribuiu para que os estudantes adotassem uma postura de combate ao racismo antinegro, ao potencializar a relação entre território e escola, e aumento da autoestima dos estudantes negros. Neste sentido, o PMCE constitui-se como um mecanismo que facilita a entrada de mestres, mestras e demais fazedores de cultura no contexto escolar, propiciando o desenvolvimento de um processo pedagógico e educativo que promova tensão e o questionamento dos valores antes estabelecidos. Constatamos que a Lei 10.639/03, ao mesmo tempo em que embasa legalmente a luta da população negra por uma educação para as relações étnicas, exige mudanças nas práticas pedagógicas, de representação e comportamento e que, neste contexto abordado, tornou-se uma ferramenta legal para o desenvolvimento do citado projeto cultural.
Descrição
Palavras-chave
Capoeira, Processo educativo, Território de maioria afrodescendente, Mais cultura nas escolas, Lei 10.639/03
Citação
JESUS, Tiago Souza de; VIEIRA, Cleber Santos. Afrodescendência e africanidade na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino, Teresina/PI. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 137-154. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p137-154. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24358. Acesso em: 2022-05-12