A alfabetização na perspectiva freiriana: práticas ressignificadas

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
354-375
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
Resumo
O presente artigo visa elencar a abrangência das contribuições de Paulo Freire, por meio das reflexões acerca da prática alfabetizadora que agrega aos saberes culturais sistemáticos as experiências sociais dos educandos. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise de dados do IBGE. As práticas de Paulo Freire foram implantadas nas ações populares alfabetizadoras desenvolvidas no nordeste brasileiro quando o índice de analfabetismo no Brasil acometia cerca de metade do povo, em especial, os mais humildes e residentes no campo. Através de uma prática educacional dialógica e humanizadora, ocorrida em Angicos (RN), na década de 1960, Paulo Freire considerou a leitura minuciosa do mundo, a qual foi vivenciada por crianças, jovens, adultos e idosos, e serve ainda hoje de aprendizado para os educadores. Ao estabelecer um diálogo entre os saberes formais e não-formais, a teoria freiriana estimula pessoas que são oprimidas na sociedade, para que busquem o pertencimento a uma nação, através de um processo reflexivo do ontem, do hoje e do porvir que leva à libertação das amarras da ignorância. Aos educadores que desejam seguir Paulo Freire, fica a direção dada pelo próprio mestre, de que é preciso reinventá-lo, sempre; o que confirma o potencial de suas práticas ressignificadas.
Descrição
Palavras-chave
Paulo Freire, Analfabetismo, Experiências culturais, Alfabetização humanizadora
Citação
CANTO, Shirlei Barros; SONCO, Cláudia Hernandez Barreiros; MOREIRA, Helena Maria Alves. A alfabetização na perspectiva freiriana: práticas ressignificadas. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 354-375. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p354-375. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27515. Acesso em: 2022-05-12