Intervenções epistêmicas sobre a bárbarie e a retórica do ódio contra Paulo Freire

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
327-353
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
Resumo
Trata-se de um estudo sobre a barbárie e a retórica do ódio contra Paulo Freire, buscando elementos que explicitem a discussão contemporânea das evidências científicas na alfabetização, que trazem no seu bojo um apagamento dos ideais freirianos e das concepções construtivistas da alfabetização. Objetiva apresentar os signos ideológicos dessa guerra cultural e suas reverberações, refletindo sobre o discurso das evidências científicas e a retomada da alfabetização fonêmica. Para tanto, faremos uso do método da etnografia textual (ROCHA, 2021) que envolve descrição densa e interpretação crítica das manifestações dos gestores do atual governo e recorrência à intertextualidade (BRANDÃO, 2004; KOCH e TRAVAGLIA, 2016; TIPHANE, 1968), ou seja, a relação entre os enunciados descritos para revelar os pressupostos e as possíveis repercussões da guerra cultural contra as ideias de Paulo Freire e contra a ciência da educação, particularmente, contra os fundamentos do construtivismo. As percepções iniciais sinalizam um retorno às práticas alfabetizadoras tendo como base teórica o método fonético, conduzido por institutos privados com base nas “evidências científicas”. Questiona-se: o que isso quer dizer? Os estudos anteriores no campo da alfabetização não teriam evidências científicas? Esta é a série que este estudo pretende desmontar e desvelar.
Descrição
Palavras-chave
Paulo Freire, Guerra cultural, Alfabetização, Evidências científicas, Retórica do ódio
Citação
SANTOS, Maéve Melo; SANTOS, Cosme Batista dos. Intervenções epistêmicas sobre a bárbarie e a retórica do ódio contra Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 327-353. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p327-353. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27244. Acesso em: 2022-05-12